Visão de Futuro e Pacto
Em 2026 o Destino Turístico Paraná será reconhecido, nacional e internacionalmente como um destino turístico de qualidade, inteligente e inovador, com base na melhoria contínua da competitividade da sua oferta, valorizando e respeitando suas características e diferenciais para gerar valor e experiências positivas. Estará alicerçado no capital humano qualificado, na modernização pública e privada, no uso adequado das tecnologias de informação e comunicação, na excelência ambiental e cultural e na governança colaborativa e pactuada pelos atores locais. Além disso, o turismo estará posicionado como uma atividade econômica estratégica e sustentável que promove a qualidade de vida dos habitantes.
GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE
Modernizar a gestão com uma estrutura tecnológica e organizacional de vanguarda, com permanente compartilhamento de informações e modernização da gestão pública e privada, incentivando parcerias e criando um ambiente positivo para negócios, tendo a descentralização e a regionalização como base, assim como, a criação de um fundo estadual de turismo e a institucionalização de incentivos, fomentos e linhas de financiamento; garantindo o desenvolvimento de forma sustentável e responsável.
QUALIDADE E COMPETITIVIDADE
Integrar visitantes e visitados através da cultura da hospitalidade, resultando em co-criação de valor, enfatizando os aspectos naturais e culturais, maximizando a qualidade das experiências dos visitantes, ao contar com atrativos, infraestruturas, equipamentos e serviços de excelência; ressaltando os elementos de diferenciação, contando com uma imagem e reputação positivas, fortalecendo o posicionamento e a marca desejados, inovando permanentemente com o auxilio das tecnologias da informação e comunicação.
MARKETING E INOVAÇÃO
Desenvolver ações de marketing inovadoras, integradas e interativas, contando com o apoio das tecnologias da informação e comunicação na conformação de produtos e serviços, assim como, na promoção e comercialização dos mesmos, considerando estrategicamente os produtos mais competitivos para os segmentos mais atrativos, gerando vendas e consumo de forma ética; inovando tanto no planejamento e gestão de aspectos como na organização e processos dos produtos e serviços.
INTELIGÊNCIA E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Contar com um sistema de inteligência que permita compreender de forma aprofundada a demanda em todas as fases do consumo, assim como, os impactos da atividade turística no destino, com tecnologias da informação e comunicação utilizadas para esse monitoramento. Através desse sistema de informações permanentemente compartilhado, conhecimento é gerado, facilitando a gestão pública e privada na tomada de decisões de forma estratégica e com gerenciamento eficiente de recursos.
MARCOS REGULATÓRIOS E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO LOCAL
Contar com marcos regulatórios para a atividade turística, considerando os aspectos relacionados à sua gestão, sustentabilidade, qualidade e comercialização, tendo sempre por objetivo, estimular o desenvolvimento da atividade de forma ética e responsável; resultando na melhoria da qualidade de vida da população local, em um turismo acessível, onde todos tenham o direito de fazer turismo, alem de converter o turismo como instrumento de inclusão social.