Ciclo Estratégico de Gestão
O Paraná Turístico 2026: Pacto para um Destino Inteligente reúne as linhas fundamentais da estratégia turística a ser adotada pelo Paraná até 2026. O Conselho Paranaense de Turismo - CEPATUR, por meio de suas entidades representativas e com apoio da Câmara Técnica de Gestão do Plano Decenal Paraná Turístico 2026, representa a instância líder responsável pela aprovação, coordenação e gestão deste processo em curso.
A Câmara Técnica terá como responsabilidade coordenar e apoiar a gestão, operacionalização, monitoramento e avaliação do Paraná Turístico 2026 e deverá elaborar, a cada dois anos, no âmbito do CEPATUR o Plano Operacional do Paraná Turístico 2026 com objetivo de alcançar os seus objetivos, estratégias e macroprogramas, devendo indicar responsáveis e mecanismos de monitoramento e avaliação, prevendo ações e metas intermediárias a serem alcançadas.
Da mesma forma fica a Paraná Turismo, enquanto órgão oficial de turismo do Estado, responsável por acompanhar e coordenar a elaboração dos Planos Operacionais, também a cada dois anos, no âmbito das Regiões Turísticas, com envolvimento e comprometimento das Instâncias de Governança Regionais.
Fonte: Adaptado de GÂNDARA, J.M.G., BIZ, A., CHIQUIM, C.E. y LAGO, H (2011) Caminhos do Turismo: Construindo o futuro do destino que queremos - Fase 2. Foz do Iguaçu, SEBRAE. com base em BUHALIS, 2000.