Macroprogramas

Macroprogramas

Os macroprogramas são mecanismos de organização e indução da carteira de programas e projetos que serão elaborados no âmbito do Paraná Turístico 2026. Configuram-se como propostas temáticas, apresentando estratégias de atuação de maior potencial de contribuição para atingir os compromissos expressos pelos objetivos estratégicos e as metas, tendo em vista o horizonte temporal previsto.

MACROPROGRAMAS EIXOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO
MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO Governança e Sustentabilidade

Qualidade e Competitividade
  • Articular parcerias público-privadas de forma a disponibilizar, de forma crescente, uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, com permanente compartilhamento de informações;
  • Instituir o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo;
  • Incentivar o desenvolvimento e uso adequado dos instrumentos de planejamento (planos, programas e projetos);
  • Integração internacional, inter-regional, intersetorial e internegócios.

 

MACROPROGRAMAS EIXOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO
INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA OFERTA TURÍSTICA Qualidade e Competitividade
  • Integrar visitantes e visitados através da cultura da hospitalidade;
  • Maximizar a qualidade das experiências dos visitantes;
  • Contar com atrativos, infraestruturas, equipamentos e serviços de excelência, ressaltando os elementos de diferenciação;
  • Diversificar a oferta de forma estratégica.

 

MACROPROGRAMAS EIXOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO
MARKETING E COMUNICAÇÃO Marketing e Inovação
  • Estabelecer um processo qualificado de marketing digital para o destino Paraná;
  • Desenvolver ações de marketing inovadoras, integradas e interativas, contando com o apoio das tecnologias da informação e comunicação na conformação de produtos e serviços;
  • Realizar a promoção e comercialização considerando estrategicamente os produtos mais competitivos para os segmentos mais atrativos.

 

MACROPROGRAMAS EIXOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO
INTELIGÊNCIA TURÍSTICA Governança e Sustentabilidade

Marketing e Inovação
  • Contar com um sistema de inteligência que permita compreender de forma aprofundada a demanda em todas as fases do consumo;
  • Conhecer os impactos da atividade turística no destino;
  • Fazer uso das tecnologias da informação e comunicação para este monitoramento e exploração de dados;
  • Gerar conhecimento através de um sistema de informações permanentemente compartilhado;
  • Facilitar a gestão pública e privada na tomada de decisões de forma estratégica, no intuito de gerir os recursos de forma eficiente.

 

MACROPROGRAMAS EIXOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO
DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE Qualidade e Competitividade
  • Realizar avaliações periódicas com base em indicadores que permitam facilitar as decisões públicas e privadas implementando para a gestão turística de Curitiba o paradigma de Destino Turístico Inteligente;
  • Desenvolver programas, projetos e ações com base em indicadores de gestão, com o objetivo de melhorar a governança, a sustentabilidade, a conectividade-sensorização, a inteligência e a informação turística, tendo a inovação como tema transversal na apresentação de soluções práticas.
MACROPROGRAMAS EIXOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO
MARCOS REGULATÓRIOS Governança e Sustentabilidade
  • Contar com marcos regulatórios para a atividade turística, considerando os aspectos relacionados à sua gestão, sustentabilidade, qualidade, comercialização;
  • Estimular o desenvolvimento da atividade de forma ética e responsável.

 

MACROPROGRAMAS EIXOS ESTRATÉGICOS LINHAS DE ATUAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO LOCAL Governança e Sustentabilidade
  • Maximizar os impactos positivos da atividade turística na melhoria da qualidade de vida da população local;
  • Implementar o turismo acessível, onde todos tenham o direito de fazer turismo;
  • Converter o turismo como instrumento de inclusão social.