Objetivos e Estratégias
Como forma de alcançar a visão estabelecida, foram definidos objetivos e estratégias, como também os macroprogramas que orientarão a implementação das futuras ações práticas para a construção do Paraná Turístico 2026.
EIXOS ESTRATÉGICOS: GOVERNANÇA E SUSTENTABILIDADE
Este é o eixo que orienta o desenvolvimento do turismo por meio de um planejamento estratégico e integrado, articulado e incorporado às políticas dos vários setores interdependentes, compatibilizando-o às questões federais, macrorregionais, estaduais e municipais e disseminando-o como uma atividade que contribui para o desenvolvimento econômico e social, a conservação ambiental, a valorização cultural, a qualidade de vida e o uso racional dos recursos existentes, incentivando investimentos baseados em estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS | ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO |
---|---|
Criar um ambiente legal e administrativo, menos burocrático e mais dinâmico. |
|
Implantar um novo modelo de gestão turística em nível estadual, bem como, o fortalecimento da gestão descentralizada do Turismo no Paraná. |
|
Implantar um novo sistema de informações estratégicas para o setor. |
|
Gerir o setor turístico por meio de mecanismos e processos que qualifiquem o desenvolvimento sustentável da atividade. |
|
Consolidar Curitiba como Destino Turístico Inteligente. |
|
EIXOS ESTRATÉGICOS: QUALIDADE E COMPETITIVIDADE
Este é o eixo que orienta desenvolver, ampliar, qualificar e dinamizar a oferta turística – atrativos, equipamentos e serviços e infraestrutura - disponibilizada pelo poder público e pela iniciativa privada, qualificando-a dentro de padrões de excelência que possibilitem maior competitividade nos diferentes mercados.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS | ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO |
---|---|
Qualificar a oferta atual de equipamentos, produtos e serviços turísticos. |
|
Promover a melhoria contínua da infraestrutura de apoio ao turismo. |
|
Criar condições para melhoria contínua do capital humano. |
|
Diversificar a oferta de destinos turísticos de qualidade e competitivos. |
|
EIXOS ESTRATÉGICOS: MARKETING E INOVAÇÃO
Este é o eixo que orienta fomentar e promover o destino Paraná e seus produtos turísticos nos mercados nacionais e internacionais através de ações de divulgação e comercialização inovadoras que fomentem uma maior acessibilidade do Estado aos consumidores efetivos e potenciais.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS | ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO |
---|---|
Conhecer de forma contínua e detalhada os hábitos, comportamento, preferências e tendências do consumidor (real e potencial). |
|
Desenvolver de forma permanente ações inovadoras de promoção e comercialização turística, com foco nos mercados e segmentos prioritários. |
|
Fortalecer a Marca Paraná como recurso de comunicação, promoção e identidade turística. |
|
Consolidar Foz do Iguaçu como destino indutor de demanda turística internacional para o Paraná |
|