carreira

Elevar o nível de performance dos colaboradores nas entregas para o Sebrae PR, institucionalizando o reconhecimento por meritocracia, com base nas diretrizes de gestão de pessoas do Sistema Sebrae.

Todos os processos relacionados a Carreira no Sebrae/PR são pautados na política de Gestão de Pessoas, que segue a diretriz do Sebrae Nacional. Toda a descrição desta política está no Manual do SGP, gerido pela UGP, que apresenta sobre os seguintes temas:

  • Espaços Ocupacionais;
  • Provimento;
  • Carreira;
  • Gestão do Desempenho;
  • Ações de Desenvolvimento e Certificação;
  • Reconhecimento;
  • Monitoramento da Cultura Organizacional.

Este manual passa frequentemente por revisões e, neste momento encontra-se na sua 9ª versão.

O processo de Carreira no Sebrae PR ocorre anualmente e envolve 5 etapas:

Pactuação de Objetivos

Informe de Resultados

Avaliação de entregas e competências

Análise de Resultados

Feedback

O desempenho das pessoas, incluindo líderes, e das equipes é avaliado no Sebrae/PR através de ferramentas específicas. Por meio da gestão do desempenho, os colaboradores são acompanhados periodicamente, monitorados e avaliados nos resultados organizacionais, de equipes e individuais.

As metas de desempenho são estabelecidas em consonância com os objetivos organizacionais e, em seus diferentes níveis, buscam constantemente desafiar os colaboradores na busca do alto desempenho e na promoção da cultura da excelência, possuem conexão umas com as outras e estão plenamente vinculadas ao direcionamento estratégico e ao cumprimento da missão da instituição.

São mensuradas através de entregas preestabelecidas, tais entregas são acompanhadas e os resultados avaliados considerando o que foi estipulado versus o resultado atingido. Para o estabelecimento dos Objetivos Individuais é utilizada a metodologia Objective and Key Results (OKR). Esta é uma metodologia ágil de gestão de metas, a qual permite desdobrar as entregas em diversos resultados chaves.

O ciclo de Avaliação de Performance ocorre anualmente no Sebrae/PR, considerando a nota da avaliação de competências e a nota dos OKRs, variando de 1 a 5.

A Avaliação de Competências é composta por 05 competências essenciais:

          -Atuação colaborativa: Atuar de maneira colaborativa e integrada para alcance dos resultados comuns.

          -Foco no cliente: Gerar impacto positivo para os clientes, atendendo às suas necessidades, por meio de soluções, ao mesmo tempo em que agrega valor ao negócio.

          -Orientação à inovação: Conceber novas soluções e transformar novas ideias em resultados competitivos para o Sebrae.

          -Inteligência Emocional: Identificar e gerenciar as suas próprias emoções, mantendo o equilíbrio em suas palavras e ações, mesmo em situação adversas. Perceber as emoções e reações dos outros e buscar compreender as diferenças nos modos como as pessoas atuam, sabendo ouvir e estabelecendo uma comunicação e relação positiva com seus superiores, pares e clientes.

          -Orientação para Resultados: Apresentar soluções e entregas de elevado valor para o cumprimento de metas e alcance dos objetivos da equipe em que atua e do Sebrae. Priorizar e manter-se focado nas ações necessárias para realizar as entregas e alcançar os resultados desejados, sempre atento às necessidades dos clientes internos ou externos.

No caso das lideranças, são consideradas mais duas competências com foco em gestão:

          -Gestão de pessoas: Integra os esforços da equipe, a fim de atingir os objetivos estabelecidos construindo equipes de alta performance e clima de trabalho saudável e desenvolvedor.

          -Liderança transformadora: Mobiliza a equipe para a transformação e melhoria organizacional, transmitindo, com palavras e pelo exemplo, valores e objetivos institucionais.

OKRs: todos os colaboradores pactuam de 03 a 05 objetivos por ano, contendo até 03 resultados-chaves para cada um deles.

Ao final de cada avaliação de performance são realizadas as etapas de análise de resultados e feedback, podendo ocorrer a meritocracia de acordo com critérios que levam em consideração a avaliação da performance e o espaço ocupacional de cada colaborador.

As referências dos valores salariais são divulgadas no Portal da Transparência Sebrae.

Você pode acessar mais informações sobre o SGP 9.0 no arquivo da apresentação ao lado – “Quero saber mais sobre o SGP”

Fale Conosco

Unidade de Gestão de Pessoas

Núcleo: Carreira
Responsável: Nicole Marin
Telefone: (41) 3330-5914
E-mail: NMarin@pr.sebrae.com.br