Curitiba Cultural

Curitiba Cultural

Nossa cidade tem muitos motivos para se orgulhar de suas manifestações culturais. Nas artes visuais, na música, no teatro, na arquitetura, no design, na dança… temos artistas, eventos e espaços renomados internacionalmente.

Os criativos do SouCuritiba se inspiram constantemente nestas manifestações de identidade para criar seus produtos. Isso porque além de ser um orgulho para os curitibanos, o que todo turista mais deseja é levar um pedacinho da cidade num produto que retrate a cultura local. São produtos que podem ser presentes super criativos para o amigo secreto, o pessoal da firma, os amigos e os parentes.

Os museus, os espaços públicos, a arquitetura traduzidos numa infinidade de ícones que compõem o repertório visual da cidade. Confira vários produtos que mostram no todo ou no detalhe uma Curitiba que amamos!

No centro da cidade as calçadas de Petit-Pavé, aquelas pedrinhas que formam desenhos em preto e branco, são uma marca registrada de Curitiba. Durante o movimento paranista os desenhos inspirados na araucária foram esparramados pela cidade. Além da clássica rosácea de pinhões, outros desenhos como as ondas (que aliás tem origem num desenho português e foram utilizadas em Curitiba em 1920, bem antes de serem usadas no Rio de Janeiro 1970), os desenhos geométricos e florais inspirados em outros movimentos artísticos.

Nos blocos de notas Calçadas Curitibanas você tem o desenho da calçada e ainda na parte interna uma explicação sobre a origem do desenho e onde ele pode ser encontrado em Curitiba. Nos quadros individuais ou agrupados, 3 dos principais desenhos são retratados e na parte de trás tem uma explicação para cada um deles.  Os porta copos com fotos da cidade e caixa com marchetaria feita em corte a laser (que pode ser comprada separadamente), mesmo processo usado nos quadrinho de madeira são campeões de venda e presentes com muita classe e personalidade. Para presentar toda mundo, moeda em metal e as cartelas de adesivos trazem a rosácea como motivo decorativo.

Claudio - Moleskines Calçadas Curitibanas kezia Calçadas Curitibanas agrupadas1 quadro kezia Teresa - Porta Copos - 2 Tereza Larski - quadrinho com recorte Naotake Fukushima (25)   adesivos larissa

Entre nossos produtores temos o orgulho de ter diversos artistas, ilustradores e fotógrafos locais. Entre os produtos criados por este profissionais estão ilustrações em bico de pena convertidas em postais, pôsteres e camisetas.  Desenhos delicados com um ar ingênuo que decoram porta copos ou quadrinhos em cerâmica. A ilustração de um mapa estilizado da cidade com seus principais pontos turísticos e ícones serigrafados em tecido e convertidos em blocos de notas e almofadas, ou em uma versão flat design em quadros. As fotos dos principais atrativos da cidade se tornam quadros postais, que podem ser enviados pelo correio! Fotos atuais com a sobreposição de fotos antigas mostram o contraste do antes e do depois de diversos pontos de Curitiba em postais super exclusivos.

Di Magalhães - Camiseta - 2 Di Magalhães - Gravura - 10 Di Magalhães - Gravura - 11  Di Magalhães - Gravura - 12 Mariza - Quadrinho - 2 bloco fatima Maria de Fátima Staviski - almofada para viajem Maria de Fátima Staviski (6) quadro fatima postais mariana Eraldo - Postais - novo e antigo (2)

Ícone máximo de Curitiba em termos de cultura o MON – Museu Oscar Niemeyer (ou Museu do Olho para os curitibanos) é tema obrigatório para os produtos. Reconhecido internacionalmente por sua arquitetura e beleza, foi eleito como um dos 20 museus mais bonitos do mundo (saiba mais acessando o site do MON). Orgulho para os curitibanos, sua fachada tornou-se um ícone da cidade e foi convertido em tags de mala, chaveiros em couro, blocos de desenho, bolsas térmicas para bebidas ou lanche e jogo tangram. Ilustrando as obras mais importantes do acervo do museu em blocos de notas.  Colares que dão volume  ao traço do desenho da bailarina de Oscar Niemeyer em seu pingente de metal.

anna Martineli (7) chaveiro esequias Claudio Pilotto (27) Esequias dos Santos (1) Esequias dos Santos (2) Naotake Fukushima (5)  Marcia Agotani (3) colar priscila

Além do MON, Curitiba também tem locais incríveis como a Ópera de Arame, espaço de contato com a natureza e a música, o Museu da Vida, dedicado às crianças e famílias, o Jardim Botânico, o Teatro Paiol, o Passeio Público, o prédio símbolo da UFPR, o Paço da Liberdade, o Mercado Municipal entre outros. Caixa Multi Uso e Imã inspirados na Ópera de Arame, Blocos de Notas e Garrafinhas com Mensagens de Zilda Arns, retratando o Museu da Vida. Camiseta que trás a tipografia da fachada do Mercado Municipal.

Tereza Larski (1) Rosangela Cavicchiolo (2) Claudio Pilotto (4)  Naotake Fukushima (12) Thiago Costa Almada - Camiseta Mercado

Em variações de diversos locais da cidade temos: O Bloco da Cidade, que é um bloco de notas com encadernação artesanal em técnica japonesa;  Bloco de Atividades que tem lápis coloridos para fazer os exercícios propostos nas suas páginas internas; Porta Blocos Adesivos, Cartões e Fotos de mesa; Mini blocos adesivos; Imãs e Botons com ilustração retrô; Bolsa em Tecido serigrafado com estampa exclusiva.

 

Flaviani - Blocos Capa de Tecido e Bloco Capa de Papel Marcia Agottani - Bloco de atividades foto arrumada porta cartão 1 Ariane - mini bloco adesivoSuiane - Imã

 

Suiane - Bolsa

Quando chegamos ao nível de percepção da cidade tão grande que só seu nome já fala tudo sobre o lugar, é porque ela tem uma identidade forte, reconhecida por todos. Confira os produtos que destacam o nome de Curitiba, ou CWB para os íntimos: Porta Moedas em couro; Mochila em tecido resistente à água ideal para ciclistas; Camiseta e Bloco de Notas CWB.

porta moedas esequias Derci - Mochila Ciclista - 1 Thiago Costa Almada - Camiseta cwbMarcia - caderno

Indo fundo na identidade curitibana temos referências como os lambrequins que estão nas casas antigas de madeira, principalmente dos imigrantes poloneses, e aqui foram inspiração para estes Mini Risque-Rabisque. Ou a lenda não comprovada da origem do nome do bairro Bacacheri, que seria uma variação do nome da Vaca Cherry, que virou estanta desta irreverente camiseta.

Thiago Costa Almada - Camiseta Baca Chery Márcia - mini risque-rabisque (2)

Seja qual for a referência da cultura local abordada no produto, com certeza um deles será uma ótima opção para uma lembrancinha ou um presentão neste natal.

Veja onde comprar estes produtos na página: onde comprar

* Os produtos aqui citados podem estar fora de estoque nos pontos de venda. Em caso de dúvida, entre em contato conosco para confirmar como adquirir.

Para contatar acesse a página Contato ou clique aqui.