Conhecendo minha cidade

Você sabia que a fonte que ainda existe na Praça Zacarias era o local onde os moradores de Curitiba buscavam água potável?

Que os portões do Passeio Público foram inspirado no Cemitério de Cães de Paris?

Que a cidade de Curitiba foi pioneira na arquitetura modernista, com construções da década de 50 como o Palácio da Justiça, a Biblioteca Pública, entre outros?

Tudo isso e muito mais tivemos a oportunidade de saber na palestra realizada no dia 09/09 pelo Professor e Historiador Elton Barz, da Fundação Cultura de Curitiba. Informações fundamentais para entendermos a dinâmica da cidade e assim nos apropriarmos dos elementos iconográficos dela.

Olhar a cidade com olhos de turista, essa foi proposta da visita guiada pela cidade. Numa visita técnica organizada pelo Instituto Municipal de Turismo, os participantes do SouCuritiba sentiram todas as sensações e experiências que uma turista tem ao visitar a cidade no ônibus turismo.

Em dois grupos (dias 10 e 14 de setembro) os produtores puderam fotografar e interagir com alguns dos elementos mais representativos para o turismo de nossa cidade.

O impacto da experiência pode ser percebido pelos depoimentos dos produtores:

“…me chamou atenção a mistura da imagem de parque e cidade. Mesmo no passeio me dei conta dessa integração. No meio de uma cidade moderna e bem construída tem uma área verde, com muitas plantas nativas”. (Suzana Dias)

“Olhar a cidade como turista foi bom demais. Vi muita coisa bonita: calçadas, ícones e pontos turísticos, que mesmo morando aqui não conhecia. Adorei!” (Ariane dos Santos)

 

Fotos de Izamara Carniatto