Dúvidas frequentes

Temos disponíveis os melhores consultores do mercado para você escolher de acordo com suas necessidades. Você decide qual contratar.

Os consultores entrarão em contato com você pela plataforma para trocar informações e/ou oferecer o orçamento. Escolha o que melhor lhe atender.

A plataforma irá funcionar até agosto de 2020 como um MVP (Mínimo Produto Viável), ou seja, neste período ela poderá sofrer alterações visando melhorias. Após esse período, migrará para uma plataforma definitiva, o que poderá exigir novos processos e cadastros para seus usuários.

Todos os consultores disponíveis na plataforma passaram por um processo de seleção feito pelo Sebrae/PR que continua com o acompanhamento desses profissionais na plataforma. Há também um serviço de curadoria que proporciona o suporte aos usuários em casos de disputas.

O não cumprimento das regras por parte dos consultores leva às penalidades ou exclusão do profissional da plataforma de acordo com o Termo de Uso.

É importante o cliente ter em mente antes de contratar um consultor coisas como:

  • Planejamento: Saiba quanto poderá investir, como irá pagar e quando precisará do serviço. Troque tantas informações quanto necessário com o consultor, para que a comunicação seja assertiva.
  • Pesquisa:Compare os valores, experiência, trabalhos realizados, etc. Assim ficará mais tranquilo escolher o melhor custo benefício.
  • Perguntas: Não tenha receio de conversar com os consultores para garantir que está fazendo um investimento inteligente e que está contratando o melhor. Entenda bem as condições oferecidas pelo consultor antes de decidir pela consultoria orçada.

O Sebrae transmite credibilidade e referência aos empreendedores e empresários. Por isso somos procurados. Temos um número crescente de clientes em potencial.

Campanhas de marketing serão realizadas, os clientes nos encontrarão nos portais, site do Sebrae e em buscas orgânicas pela internet.

Quando ele nos encontra poderá fazer uma solicitação de orçamento na plataforma. O consultor ao recebê-la terá uma notificação em seu e-mail de nova solicitação.

Primeiro será necessário pesquisar uma consultoria:

  • “Encontre um consultor”. O cliente busca pelos consultores cadastrados, verificando as especialidades, os perfis dos consultores e seus correspondentes portfólios, uma vez com o consultor escolhido o cliente consegue solicitar orçamento descrevendo o que precisa, o tipo de consultoria (presencial ou online), poderá anexar algum documento, inserir a cidade onde que a consultoria deve ser prestada, se presencial, e a especialidade da consultoria.
  • Depois fará a solicitação de Consultoria.O cliente deverá descrever sua necessidade e enviar ao consultor, que terá até 72 horas para responder. A resposta pode ser com o orçamento já ou com alguma mensagem/pergunta.A consultoria será escolhida, uma vez com tudo combinado, a partir do momento que o cliente fizer o aceite do orçamento enviado pelo consultor.

Com o orçamento enviado ao cliente esse terá até 5 dias corridos para aceitá-lo.

O procedimento ocorre dentro da solicitação, clicando em Mais detalhes e “Aceitar Proposta”.

Ao aceitar um orçamento, o valor, bem como prazo estipulado também são aceitos pelo cliente eliminando assim o direito de disputa e/ou mediação posterior. Por isso as partes devem combinar e chegar em um acordo.

Não, tanto a busca quanto a solicitação são gratuitas, sendo necessário apenas o cliente ter um cadastro para solicitar orçamento.

Não, a plataforma serve para conectar clientes e consultores.

Não é realizado o orçamento diretamente pela plataforma, toda solicitação de orçamento efetuada é enviada ao(s) consultor(es) até a solicitação ser atendida.

Com o orçamento aceito pelo cliente, ele deverá efetuar o pagamento em até 48 horas dentro da plataforma na mesma solicitação clicando em prosseguir para o pagamento e inserindo os dados bancários do cartão de crédito ou gerando um boleto.

Os orçamentos aceitos, mas ainda não pagos ficam no campo “Carrinho”.

O cliente poderá optar por realizar o pagamento via boleto bancário ou cartão de crédito.

Pelo cartão de crédito, poderá parcelar o valor da consultoria, sendo necessário verificar as condições.

Pelo boleto, o pagamento é em 1x e o prazo para compensação bancária é de até 3 dias úteis.

As avaliações podem ser deixadas a qualquer momento após a realização do pagamento.

O pagamento que o cliente faz irá para um split de pagamento, um parceiro intermediário financeiro que guardará o valor para então ser transferido ao consultor se o cliente não contestar a entrega por avaliação ou disputa.

O pagamento será liberado automaticamente após a data de entrega combinada (considerando os prazos do split) se não houver disputa aberta.

Depois do pagamento feito pelo cliente o botão “Liberar pagamento” aparece dentro do pedido porque é possível que o consultor finalize o serviço a qualquer tempo antes do prazo combinado e o cliente pode assim liberar o pagamento.

Pagamentos parcelados serão repassados de acordo com o pagamento das parcelas se o serviço for entregue antes de um mês porque o banco faz o repasse para o split dessa forma.

Para cancelar solicitação de orçamento feita através do “Encontre um consultor” basta clicar em “Adicionar Comentário” e em “Cancelar este pedido de orçamento”.

O cliente pode desistir após ter feito o pagamento em até 7 dias conforme a lei do e- commerce. Nesse caso, ele pode informar a plataforma através de um e-mail para consultoriasebrae@pr.sebrae.com.br ou chat, e feito isso, nossa equipe pode avaliar o que houve, tentar reverter se for o caso, mas se não for possível, seguir com o estorno do valor ao cliente.

A Plataforma de Consultorias Sebrae conecta consultores a clientes interessados em consultorias. Pelo fato de os conectar, a Plataforma não participa da negociação, prestação ou fechamento da consultoria.

Caso haja um desencontro entre cliente e consultor e o pagamento feito não foi repassado ao consultor o cliente poderá abrir uma disputa.

Caso o orçamento foi enviado, aceito pelo cliente sem ele efetuar o pagamento e aconteceu algum problema é necessário enviar um e-mail para consultoriasebrae@pr.sebrae.com.br ou entrar em contato conosco através do chat online.

Em ambos canais é importante ser informado:

  • Um relato do ocorrido;
  • Os dados do cliente que abriu a solicitação de orçamento;
  • Os dados do consultor em questão.

Com estas informações, analisaremos a reclamação e ofereceremos uma tratativa ao caso.

Se o cliente percebeu alguma fuga do combinado ou se sentiu lesado pela atuação do consultor no serviço prestado. Poderá ser aberto após o pagamento ter sido feito pelo cliente até sete dias após a data de entrega do serviço combinada, desde que o valor do serviço não tenha sido transferido do split para o vendedor.

O processo de disputa servirá para corrigir divergências entre os clientes e consultores. Poderá ser  aberto após o pagamento ter sido feito pelo cliente até sete dias após a data de entrega do serviço combinada. É importante deixar claro que o pagamento não irá imediatamente ao consultor após o cliente o fazer, mas sim ficará em um split aguardando avaliação do serviço concluído.

O Marketplace de Consultorias é uma plataforma que conecta consultores a clientes interessados em consultorias. Pelo fato de os conectar, o Marketplace não participa da negociação, prestação ou fechamento da consultoria.

Se não houve cumprimento do combinado em orçamento e entre eles, se o serviço foi insuficiente ou entregue em atraso, o cliente poderá abrir um processo de disputa.

Dentro do pedido, haverá um botão “Abrir Disputa”, clicando abrirá uma página onde é possível descrever o que houve. O consultor será informado da abertura da disputa e terá novamente a oportunidade de argumentar e resolver a situação. Se não for possível, dentro do pedido o cliente poderá clicar em “Solicitar Mediação”, então nossa equipe de curadoria irá intermediar a situação e se for entendido que houve lesão ao cliente haverá o estorno, do contrário o pagamento será liberado para o consultor.

Se não houver abertura de disputa o usuário vendedor receberá descontados os valores de custos e comissionamento do SEBRAE/PR normalmente.

O valor pago pelo cliente fica retido em um Split de pagamento por 29 + 2 dias úteis depois do pagamento à vista via cartão de crédito ou 2 dias úteis por pagamento via boleto bancário e também até que se finalize o trabalho com a inserção do relatório final do serviço.

Caso a consultoria seja feita antes da data combinada o cliente poderá liberar o pagamento e a quantia será disponibilizada ao usuário consultor respeitando os prazos do split citados acima.

Todos os valores recebidos dos usuários compradores via boleto ou cartão de crédito em um mesmo mês serão somados e transferidos aos usuários vendedores no último dia útil de cada mês.

Se não houver abertura de disputa o usuário vendedor receberá descontados os valores de custos e comissionamento do SEBRAE/PR normalmente.

O pagamento será realizado conforme o número de parcelas escolhidas pelo usuário comprador no momento da compra, condicionado à entrega do serviço contratado.

 

Exemplos:

1) Serviço contratado para pagamento em duas parcelas. Consultoria realizada e entregue em 10 dias. O valor pago pelo usuário comprador fica retido em um Split de pagamento por 29 + 2 dias úteis depois do pagamento de cada uma das parcelas.

2) Serviço contratado para pagamento em três parcelas. Consultoria realizada e entregue em dois meses. As duas primeiras parcelas pagas pelo usuário comprador ficarão retidas. Após a entrega do serviço (e não havendo processo de disputa), as parcelas retidas serão transferidas para o usuário vendedor. A última parcela será transferida no prazo de 29+2 dias úteis contados do recebimento do usuário comprador na plataforma.

Verificar se a instabilidade é da rede ou do equipamento em que está navegando.

Se o problema não for resolvido, entrar em contato com o suporte pelo e-mail consultoriasebrae@pr.sebrae.com.br ou pelo chat.

O prazo para correção do problema é de até 5 dias úteis a partir do contato com nossos agentes.

Depois do consultor fazer seu cadastro em nossa plataforma haverá a validação dos dados informados, sendo feitos os contatos com as indicações de clientes que receberam serviços, também haverá a verificação da experiência. As indicações e experiência validadas são determinantes para a habilitação do consultor. Atualização profissional e formação acadêmica são fatores considerados apenas para conhecimento da Plataforma, não sendo eliminatórios na validação se o consultor não os tiver, mas sendo relevante na decisão do cliente em contratar ou não.

Após a habilitação o consultor estará disponível para receber as solicitações de orçamentos dos clientes.

Para participar da Plataforma de Consultorias do Sebrae, o consultor deve aderir a um plano de assinatura mensal no valor de R$ 79,90 descontado mensalmente em seu cartão de crédito.

O consultor irá receber alertas por e-mail sobre novas solicitações. Também poderá consultá-las no menu “Meu orçamentos/Vendas” > ”Propostas Abertas”, lá estão todas as solicitações recebidas que não foram enviados os orçamentos ou que os orçamentos não foram aceitos pelo cliente.

É imprescindível o consultor responder o primeiro contato do cliente em até 72 horas.

Em “Pedidos em Andamento” estão as propostas aceitas pelos clientes e pagas ou não. Os pagamentos serão informados por e-mail aos consultores.

Em “Propostas Arquivadas” estão todos as propostas que foram canceladas, seja pelo consultor ou pelo cliente.

Toda interação entre cliente e consultor será dentro da plataforma e na solicitação/orçamento/pedido e o consultor será alertado por e-mail. A negociação será exclusivamente feita entre cliente e consultor.

Não, cada consultor é um prestador de serviço que disponibiliza suas informações na plataforma para clientes interessados.

A atuação da Plataforma de Consultorias Sebrae consiste em proporcionar visibilidade aos profissionais que se cadastram em sua plataforma, aproximando-os de potenciais clientes, que necessitam da contratação de determinado serviço.

A Plataforma de Consultorias Sebrae não interfere na negociação entre as partes, como também não é o responsável pela qualidade ou entrega dos serviços, uma vez que, como já informado, aproxima as partes interessadas.

Consultorias em que o consultor precisa atender o cliente em algum local específico, outra cidade ou estado, os custos de deslocamento podem estar embutidos no valor total da consultoria ou serem negociados diretamente entre o cliente e consultor com o pagamento fora da plataforma.

É importante saber que se o valor estiver embutido ele será repassado ao consultor respeitando os prazos do Split após a consultoria ser concluída.

A Plataforma de Consultorias é um espaço online que conecta clientes e consultores. A busca, negociação, processo de compra e demais alinhamentos precisam ser registrados na Plataforma por meio de mensagens para serem usados, se necessário, em processos de disputa com e sem mediação.

As partes podem se comunicar e fazer a consultoria em outros meios, porém possíveis evidências oriundas de lá não poderão ser usadas.

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