Saiba como ser um consultor

Faça parte da Plataforma de Consultorias Sebrae e tenha mais um canal de vendas e aquisição de clientes divulgado e mantido pelo Sebrae! Veja como participar:

Preenchendo documento em uma prancheta

1º HABILITAÇÃO

Para fazer parte da plataforma e realizar negócios você precisa estar habilitado pelo Sebrae. O processo é simples e rápido, mas necessário para garantir a qualidade dos serviços oferecidos na plataforma.

CADASTRE-SE
Faça seu cadastro na plataforma, insira todas as informações e documentos solicitados.

AGUARDE
Nossa equipe de ativação fará as validações necessárias para sua habilitação em até 72 horas úteis. Você será avisado sobre o resultado e complementações necessárias.

SOMENTE EFETUE SUA ASSINATURA APÓS TER A CONFIRMAÇÃO DA HABILITAÇÃO NA PLATAFORMA.

2º ADESÃO

ASSINATURA
Para participar da Plataforma de Consultorias do Sebrae, você deve aderir a um plano de assinatura mensal no valor de R$ 79,90 descontado mensalmente em seu cartão de crédito.

% SOBRE A TRANSAÇÃO
Além desse valor mensal, a cada transação realizada na plataforma o Sebrae receberá 10% sobre o valor negociado para a prestação de serviços. Consulte termo de uso.

Para experimentar a plataforma você ficará isento do valor da assinatura mensal por 180 dias.
Nossa equipe de ativação fará as validações necessárias para sua habilitação em até 72 horas úteis. Fique tranquilo! Todas as informações do plano e cancelamentos você encontrará no termo de uso.

SOMENTE EFETUE SUA ASSINATURA APÓS TER A CONFIRMAÇÃO DA HABILITAÇÃO NA PLATAFORMA.

Homem lançando um foguete
Homem configurando seu perfil

3º CONFIGURAÇÃO

VENDA SEU PEIXE!
Capriche na sua página e seu portfólio, disponha o máximo de informações sobre seu trabalho para captar seus clientes. Você pode inserir textos, imagens e vídeos e atualizar as informações sempre que quiser.

RECEBA PEDIDOS DE ORÇAMENTO
Agora você está apto a receber pedidos de orçamento. Avalie se pode atender ao que o cliente precisa, tire suas dúvidas, combine a forma de execução da consultoria indicada pelo cliente (presencial ou à distância) e envie sua proposta de trabalho. Você tem a liberdade de negociar com o cliente a melhor forma de execução e valor do seu trabalho, ok?

4º EXECUÇÃO

REALIZE A CONSULTORIA
Se o cliente aprovar sua proposta, realize o que foi combinado da melhor maneira possível, com todo profissionalismo e qualidade que seu nome requer.

FINALIZE
Quando terminar o que foi combinado, faça o relatório final (você receberá um modelo após sua habilitação) e insira na plataforma, juntamente com os documentos gerados na consultoria para que o cliente possa ter acesso e para a comprovação da execução do trabalho.

AVALIE
Você também pode avaliar o cliente. Essa avaliação é importante para que outros consultores também tenham acesso a informação. Essa avaliação não é pública, somente disponível para o Sebrae e consultores.

SEJA AVALIADO
O cliente tem a opção de avaliar seu trabalho e deixar um comentário, então capriche para ser um consultor 5 estrelas!

Homem e mulher apertando as mãos
Mãos segurando o celular e na tela um botão escrito receber

5º RECEBA PELO SERVIÇO

Após finalização do serviço, inserção do relatório final e avaliação do cliente, caso não haja abertura de disputa*, ouvidoria ou avaliação ruim por parte do cliente, seu dinheiro estará disponível para transferência.

*DISPUTA
A qualquer momento se não estiver satisfeito com o trabalho o cliente pode abrir uma Disputa, desde que ainda esteja dentro do prazo estabelecido para realização do serviço e o valor do serviço não tenha sido transferido para você. Nesse momento o Sebrae intervém para entender o problema e realizar a mediação, indicação de continuidade, cancelamento do serviço ou mesmo devolução do valor ao cliente. Consulte o

Encontre aqui a consultoria certa para o seu negócio. É rápido, simples e seguro!


DÚVIDAS FREQUENTES

Depois do consultor fazer seu cadastro em nossa plataforma haverá a validação dos dados informados, sendo feitos os contatos com as indicações de clientes que receberam serviços, também haverá a verificação da experiência. As indicações e experiência validadas são determinantes para a habilitação do consultor. Atualização profissional e formação acadêmica são fatores considerados apenas para conhecimento da Plataforma, não sendo eliminatórios na validação se o consultor não os tiver, mas sendo relevante na decisão do cliente em contratar ou não.

Após a habilitação o consultor estará disponível para receber as solicitações de orçamentos dos clientes.

Para participar da Plataforma de Consultorias do Sebrae, o consultor deve aderir a um plano de assinatura mensal no valor de R$ 79,90 descontado mensalmente em seu cartão de crédito.

O consultor irá receber alertas por e-mail sobre novas solicitações. Também poderá consultá-las no menu “Meu orçamentos/Vendas” > ”Propostas Abertas”, lá estão todas as solicitações recebidas que não foram enviados os orçamentos ou que os orçamentos não foram aceitos pelo cliente.

É imprescindível o consultor responder o primeiro contato do cliente em até 72 horas.

Em “Pedidos em Andamento” estão as propostas aceitas pelos clientes e pagas ou não. Os pagamentos serão informados por e-mail aos consultores.

Em “Propostas Arquivadas” estão todos as propostas que foram canceladas, seja pelo consultor ou pelo cliente.

Toda interação entre cliente e consultor será dentro da plataforma e na solicitação/orçamento/pedido e o consultor será alertado por e-mail. A negociação será exclusivamente feita entre cliente e consultor.

A plataforma irá funcionar até agosto de 2020 como um MVP (Mínimo Produto Viável), ou seja, neste período ela poderá sofrer alterações visando melhorias. Após esse período, migrará para uma plataforma definitiva, o que poderá exigir novos processos e cadastros para seus usuários.

O Sebrae transmite credibilidade e referência aos empreendedores e empresários. Por isso somos procurados. Temos um número crescente de clientes em potencial.

Campanhas de marketing serão realizadas, os clientes nos encontrarão nos portais, site do Sebrae e em buscas orgânicas pela internet.

Quando ele nos encontra poderá fazer uma solicitação de orçamento na plataforma. O consultor ao recebê-la terá uma notificação em seu e-mail de nova solicitação.

Não, a plataforma serve para conectar clientes e consultores.

Não é realizado o orçamento diretamente pela plataforma, toda solicitação de orçamento efetuada é enviada ao(s) consultor(es) até a solicitação ser atendida.

O pagamento que o cliente faz irá para um split de pagamento, um parceiro intermediário financeiro que guardará o valor para então ser transferido ao consultor se o cliente não contestar a entrega por avaliação ou disputa.

O pagamento será liberado automaticamente após a data de entrega combinada (considerando os prazos do split) se não houver disputa aberta.

Depois do pagamento feito pelo cliente o botão “Liberar pagamento” aparece dentro do pedido porque é possível que o consultor finalize o serviço a qualquer tempo antes do prazo combinado e o cliente pode assim liberar o pagamento.

Pagamentos parcelados serão repassados de acordo com o pagamento das parcelas se o serviço for entregue antes de um mês porque o banco faz o repasse para o split dessa forma.

O cliente pode desistir após ter feito o pagamento em até 7 dias conforme a lei do e- commerce. Nesse caso, ele pode informar a plataforma através de um e-mail para consultoriasebrae@pr.sebrae.com.br ou chat, e feito isso, nossa equipe pode avaliar o que houve, tentar reverter se for o caso, mas se não for possível, seguir com o estorno do valor ao cliente.

O processo de disputa servirá para corrigir divergências entre os clientes e consultores. Poderá ser  aberto após o pagamento ter sido feito pelo cliente até sete dias após a data de entrega do serviço combinada. É importante deixar claro que o pagamento não irá imediatamente ao consultor após o cliente o fazer, mas sim ficará em um split aguardando avaliação do serviço concluído.

A Plataforma de Consultorias Sebrae conecta consultores a clientes interessados em consultorias. Pelo fato de os conectar, a Plataforma não participa da negociação, prestação ou fechamento da consultoria.

Se não houve cumprimento do combinado em orçamento e entre eles, se o serviço foi insuficiente ou entregue em atraso, o cliente poderá abrir um processo de disputa.

Dentro do pedido, haverá um botão “Abrir Disputa”, clicando abrirá uma página onde é possível descrever o que houve. O consultor será informado da abertura da disputa e terá novamente a oportunidade de argumentar e resolver a situação. Se não for possível, dentro do pedido o cliente poderá clicar em “Solicitar Mediação”, então nossa equipe de curadoria irá intermediar a situação e se for entendido que houve lesão ao cliente haverá o estorno, do contrário o pagamento será liberado para o consultor.

Se não houver abertura de disputa o usuário vendedor receberá descontados os valores de custos e comissionamento do SEBRAE/PR normalmente.

O valor pago pelo cliente fica retido em um Split de pagamento por 29 + 2 dias úteis depois do pagamento à vista via cartão de crédito ou 2 dias úteis por pagamento via boleto bancário e também até que se finalize o trabalho com a inserção do relatório final do serviço.

Caso a consultoria seja feita antes da data combinada o cliente poderá liberar o pagamento e a quantia será disponibilizada ao usuário consultor respeitando os prazos do split citados acima.

Todos os valores recebidos dos usuários compradores via boleto ou cartão de crédito em um mesmo mês serão somados e transferidos aos usuários vendedores no último dia útil de cada mês.

Se não houver abertura de disputa o usuário vendedor receberá descontados os valores de custos e comissionamento do SEBRAE/PR normalmente.

O pagamento será realizado conforme o número de parcelas escolhidas pelo usuário comprador no momento da compra, condicionado à entrega do serviço contratado.

 

Exemplos:

1) Serviço contratado para pagamento em duas parcelas. Consultoria realizada e entregue em 10 dias. O valor pago pelo usuário comprador fica retido em um Split de pagamento por 29 + 2 dias úteis depois do pagamento de cada uma das parcelas.

2) Serviço contratado para pagamento em três parcelas. Consultoria realizada e entregue em dois meses. As duas primeiras parcelas pagas pelo usuário comprador ficarão retidas. Após a entrega do serviço (e não havendo processo de disputa), as parcelas retidas serão transferidas para o usuário vendedor. A última parcela será transferida no prazo de 29+2 dias úteis contados do recebimento do usuário comprador na plataforma.

Verificar se a instabilidade é da rede ou do equipamento em que está navegando.

Se o problema não for resolvido, entrar em contato com o suporte pelo e-mail consultoriasebrae@pr.sebrae.com.br ou pelo chat.

O prazo para correção do problema é de até 5 dias úteis a partir do contato com nossos agentes.

Não, cada consultor é um prestador de serviço que disponibiliza suas informações na plataforma para clientes interessados.

A atuação da Plataforma de Consultorias Sebrae consiste em proporcionar visibilidade aos profissionais que se cadastram em sua plataforma, aproximando-os de potenciais clientes, que necessitam da contratação de determinado serviço.

A Plataforma de Consultorias Sebrae não interfere na negociação entre as partes, como também não é o responsável pela qualidade ou entrega dos serviços, uma vez que, como já informado, aproxima as partes interessadas.

Consultorias em que o consultor precisa atender o cliente em algum local específico, outra cidade ou estado, os custos de deslocamento podem estar embutidos no valor total da consultoria ou serem negociados diretamente entre o cliente e consultor com o pagamento fora da plataforma.

É importante saber que se o valor estiver embutido ele será repassado ao consultor respeitando os prazos do Split após a consultoria ser concluída.

A Plataforma de Consultorias é um espaço online que conecta clientes e consultores. A busca, negociação, processo de compra e demais alinhamentos precisam ser registrados na Plataforma por meio de mensagens para serem usados, se necessário, em processos de disputa com e sem mediação.

As partes podem se comunicar e fazer a consultoria em outros meios, porém possíveis evidências oriundas de lá não poderão ser usadas.

Não perca esta oportunidade!

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