Todo mundo​ prefere s​er chamado​ pelo nome​ 0

Sempre realizamos campanhas de e-mail marketing no SEBRAE/PR. Mas no mês passado, fizemos uma pequena mudança, que melhorou muito o resultado de nossa campanha. E é sobre essa pequena mudança que quero compartilhar com você:

Geralmente, as nossas campanhas de e-mail marketing, são feitas da seguinte forma: elaboramos um texto, aplicamos o layout, segmentamos nossa base de clientes que autorizam receber nossas mensagens e oferecemos algum produto ou serviço que possa ser interessante para essa base.

Costumamos personalizar o nome do cliente no corpo do e-mail marketing. Mas no mês passado, fizemos algo diferente: personalizamos o nome do cliente também no assunto da mensagem. E esse pequeno detalhe aumentou absurdamente a abertura da mensagem e a taxa de cliques.

Com o aumento da quantidade de e-mails que nossos clientes recebem diariamente, fica difícil abrir todos. Além disso, muitas vezes nossos clientes acabam não tendo tempo e nem interesse. Para fazer com que seus clientes abram e se interessem por suas mensagens, seguem 6 dicas valiosas:

1.       Envie uma campanha, oferta ou conteúdo de interesse para seu público: não adianta nada oferecer algo que seu cliente não tenha interesse. Das próximas vezes pode ser que ele não abra suas mensagens e que você ou sua empresa acabem caindo em descrédito.

2.       Capriche no texto e nas imagens: Textos bem escritos e objetivos e imagens leves e bem feitas dão um ar de profissionalismo e seriedade ao material.

3.       E-mail marketing deve ser sempre em HTML, misturando textos e imagens. É muito comum as empresas simplesmente inserirem uma imagem no corpo do e-mail e enviar para seus clientes. Nesses casos também é muito comum o e-mail cair na lixeira ou simplesmente não ser aberto.

4.       Não esqueça do call to action! Call to action nada mais é do que convidar seu cliente a tomar uma atitude. Ou seja, clicar em um link, telefonar, comprar, etc. Mas lembrá-lo e enfatizar o que você deseja que ele faça pode ser um desfecho eficiente para sua mensagem.

5.       Personalize. Chame seu cliente pelo nome, no seu texto no e-mail e no próprio assunto. Todos preferem ser chamados pelo nome. Faça um teste e veja a diferença.

6.       Avalie e Estude. Sempre depois de realizar uma campanha de e-mail marketing confira quantos clientes abriram, quantos clicaram em links e veja o que pode ser melhorado nas próximas.

E se você deseja aprimorar suas campanhas por email, mantenha sua base de clientes que autorizam receber suas mensagens sempre atualizadas e pense em obter um software para monitoramento e disparo de e-mail marketing. São ferramentas muito acessíveis e diversos provedores de internet já oferecem esse serviço gratuitamente.

Sucesso e ótimos negócios!