CIF ou FOB? Duas siglas que fazem uma grande diferença na sua compra! 0

Toda e qualquer empresa sempre compra algo, logo, é importante saber negociar também o frete!

Ao comprar, é necessário estar atendo para mais um detalhe além do preço aplicado ao produto em negociação… é o custo com o frete e o seguro para ter sua compra dentro de sua empresa.

Existem inúmeras modalidades de contratação de frete, porém, usualmente são utilizados 2 diferentes modalidades, que, entre elas existe uma grande diferença no custo final da sua compra.

Vamos conhecer essas modalidades?

FOB = Free On Board
CIF = Cost, Insurance and Freight

Elas são regidas pelos Termos Internacionais de Comércio – INCOTERMS para o pagamento de frete no transporte marítimo, mas que são comumente aplicados no mercado, naquilo que você negocia.

A modalidade FOB, pode ser traduzida como LIVRE A BORDO, ou seja, a responsabilidade do VENDEDOR cessa quando ele disponibiliza aquilo que vende, é embarcado no meio de transporte que o COMPRADOR definiu. Dai para frente a responsabilidade desse transporte é do comprador, ou seja, depois de embarcado o risco é todo do COMPRADOR.

Já a modalidade CIF, traduzida como CUSTO + SEGURO + FRETE, significa que a responsabilidade por todos os custos e riscos é do vendedor.

A grande diferença então está em QUEM PAGA PELO FRETE!

Ao negociar qualquer compra, leve isso em consideração, do contrário, uma boa condição de negociação pode resultar numa péssima opção dependendo de como o processo da compra se desenrola… lembrando que basta uma simples troca do “1″ pelo “2″ no momento da emissão da nota fiscal, lá no campo do frete…

Lembre também de comunicar quem recebe a mercadoria comprada qual foi a condição negociada, do contrário, o comprador se esforça em negociar bem uma compra e a vantagem conquistada pode se acabar com o pagamento do frete.

Você já pensou nisso?