Fim de ano chegando… e, como vai o seu sonho? 0

Neste período do ano, os assuntos e temas sãos os mais diversos entre os futuros empreendedores, à véspera de 2016. Entre os mais comentados estão: a crise, eleições, corrupção, crise política, olimpíadas, dólar, economia, novas oportunidade para abrir seu próprio negócio e até aumentar e/ou melhorar seus rendimentos, colocando aquele velho sonho em prática.

E, aí José, o que fazer? Utilizo essa gíria popular para representar os diversos pontos de interrogações e receios que surgem no pensamento do futuro empreendedor ao querer colocar sua ideia em prática.

Estar atento e entender os “sinais”, que o mercado retransmite é importante, um exemplo claro é pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de confiança do empresário industrial caiu 37,5 pontos percentuais este ano.

Mas, o interessante é que algumas empresas estão crescendo e outras surgindo. Qual é resposta para isso? Uma das características empreendedoras é a capacidade para buscar e utilizar informações. Essa busca refere-se a informações internas e externas ao seu empreendimento.

Um fato é certo, muitas empresas estão reduzindo seus custos, procurando aumentar a produtividade com a inserção de outros produtos e/ou serviços utilizando a mesma estrutura e infelizmente uma consequência direta reduzindo o seu lucro, mas, essas e outras ações reduzem o impacto na sua rentabilidade. A sugestão é analise criteriosamente seus números.

Não é momento de recuar e sim de ter cautela aliada a muita informação consistente e de qualidade para atender seus clientes conforme a necessidade de cada segmento, diria até um momento especial de fideliza lós, com uma proposta diferenciada que tem para ofertar.

O uso de mídias sociais e software, podem ser uma opção de aproximar mais dos clientes, demonstrando seu potencial e principalmente o porquê de sua existência no segmento que atua.

Isso significa traga seu cliente para perto, crie um relacionamento que o transforme e um seguidor de sua marca. Desenvolva ações diferenciadas junto aos seus colaboradores para mantê-los motivados e consequentemente surpreender os clientes a cada atendimento.

A proposta é não falar de crise e sim de solução, gerando um ambiente propicio ao fechamento de bons negócios e com decorrência de ótimos resultados.

Assim, a sugestão a você seria otimizar o tempo, motivar sua equipe e de fidelizar o cliente, para que seja um seguidor natural de sua marca. De maneira que o seu sonho terá grandes chances de crescer e superar obstáculos. Bons negócios sempre!!!

 

Fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI), 2014.