Buyer Personas: quem são e como criá-las em 3 passos simples e eficazes 4

Se você tem uma empresa ou quer abrir uma, uma das primeiras reflexões a fazer é: quem é meu público-alvo? Para quem é meu produto e/ou serviço?
Com base nessa informação, você poderá melhorar a sua comunicação e o seu negócio como um todo. Mas tenha uma certeza: você pode fazer mais do que isso!

Para que a sua comunicação, o seu atendimento, o seu produto, a sua marca obtenham o sucesso é necessário emprestar os óculos dos seus clientes e começar a ver como eles. E para fazer isso, recomendo a criação de Personas ou Buyer Personas.

Buyer Persona nada mais é do que um personagem fictício que representa o seu cliente. Saiba como criar a sua em 3 passos.

1.Levante Informações

Pesquise dados demográficos sobre seus clientes, como por exemplo:

  • Sexo
  • Faixa Etária
  • Classe Econômica
  • Localização

Se possível, entreviste seus clientes e tente obter mais dados sobre eles como desejos, hábitos, objetivos e etc.

2.Imagine

Com base nas informações levantadas, crie a sua Persona.  Mas atenção: seja racional. Pense como ela seria, não como você gostaria que ela fosse. Para facilitar, considere os dados da tabela a seguir:

Tabela_BuyerPersona

 

Você poderá remover ou adicionar itens de acordo com a sua necessidade. Vamos supor que a sua empresa seja uma pequena confeitaria. Confira abaixo um exemplo para a construção de uma buyer persona:

Buyer_persona_exemplo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você poderá ter várias personas, só não exagere. Comece com as apenas algumas para poder administrá-las melhor.

3.Concretize

Agora que você já sabe como construir suas buyers personas, mãos à obra! Faça as suas e as utilize nas suas próximas comunicações. Depois, nos diga como foi!

Se você desejar, clique aqui para fazer o download gratuito do  Template Buyer Persona que eu preparei especialmente para você!

Sucesso!