Filial: um novo negócio. 0

O que é mais difícil: abrir um novo negócio ou abrir uma filial? Descubra as diferenças, capacidades necessárias e estratégias.

Abrir um negócio e expandi-lo tem algumas características em comum pois em ambos os casos é necessário estudar o mercado fornecedor,os concorrentes e o público que deseja atingir. Abrir uma filial exige um esforço de planejamento igual a abertura de uma nova empresa. Porem temos algumas vantagens ao expandir o negócio pois já tivemos uma experiência anterior e podemos minimizar os problemas baseado no aprendizado adquirido anteriormente.

Para abrir um novo negócio é obrigatório identificar uma oportunidade, algo que os clientes precisam e ninguém está ofertando naquele mercado. Este é um bom passo para o sucesso do novo negócio, mas apenas o sucesso do primeiro empreendimento não significa que a filial terá o mesmo sucesso. O empreendedor precisa descobrir a oportunidade do negócio para a filial também.

A grande diferença de abrir um novo negócio e uma filial está no gerenciamento do negócio. Na abertura do negócio geralmente o dono fica muito atento a tudo e consegue supervisionar muitas das atividades do negócio. Aquele velho ditado “É o olho do dono que engorda o negócio” é muito válido na abertura de uma nova empresa. Já na abertura de uma filial a atenção dada no início do negócio não será a mesma para a filial. Para resolver isso o empreendedor tem que saber delegar tarefas capacitando funcionários para assumirem novas responsabilidades. Assim quando abrir a filial terá pessoas que pensam como o dono e podem “Olhar o negócio” com os mesmos princípios do dono.

A abertura da filial será muito facilitada se você documentar tudo que ocorreu na abertura do negócio. Isso significa estabelecer e seguir processos os quais devem orientar os funcionários para tomarem as decisões mais adequadas. A empresa que está apenas na cabeça do dono e isso não é repassado através de documentos e exemplos, terá uma dificuldade maior para expandir o negócio.

E para você o que é mais fácil: abrir um novo negócio ou abrir uma filial? Compartilhe conosco sua experiência e ajude outros empreendedores.