Nelson Mandela – um exemplo de liderança 2

Nesses últimos dias muito se falou na vida de Nelson Mandela, devido ao seu falecimento no dia 05 de dezembro. Mas, qual é a lição que podemos aprender no que se refere ao exemplo de liderança de Mandela?

Visão sistêmica

Em meio a um país habitado por uma população em sua maioria negra, a política vigente da África do Sul lançou o Apartheid, o qual reprimiu os negros, e retirou seus direitos, confirmando uma desigualdade entre negros e brancos.

A visão sobre a realidade que vai além do que cerca a própria vida, é um fator de alta relevância para entender as crenças, os ideais e o que motiva as pessoas. Quanto mais próximo é o motivo da luta da sua própria natureza, maior é a força e a energia dedicada. É preciso entender uma cultura local, para então transformá-la. Uma boa forma de aplicar essa competência é se colocando constantemente no lugar das outras pessoas, e entendendo o contexto de suas vidas, não somente dentro do ambiente de trabalho.

Influência

Muitas vezes, nos identificamos com um personagem ou com uma pessoa, sem entender a razão. Provavelmente porque tal pessoa apresentou características que estamos desenvolvendo, ou que gostaríamos muito de ter. No caso de Mandela, mesmo estando preso por 27 anos, em nenhum momento ele deixou de apresentar suas ideias, atitudes e humildade. Com isso, ganhou o respeito e admiração de vários seguidores.

Um líder é aquele que vai além do diálogo, ele dá o exemplo. Isso inclui as pequenas atitudes do dia-a-dia. Você já pensou que suas características como líder podem aparecer dentro da sua própria casa?

Envolvimento

Quantas vezes você passa reclamando de funcionários, ou colegas, que não têm comprometimento com as tarefas? Envolvimento é a chave de um bom trabalho. Para isso, é preciso que haja uma união, pelo menos de ideais e objetivos. Mandela expôs com clareza qual era o seu ideal, compartilhou e convidou as pessoas a segui-lo. A sua vontade foi contagiante para que outros percebessem que era possível uma mudança.

Foco

Obstáculos sempre aparecem na vida, e é preciso ter foco para poder superá-los. Algumas pessoas preferem alterar o ponto de vista, ou objetivos, frente a uma situação difícil. Mas se você tem um foco, e quem está ao seu redor compartilha da mesma visão, os obstáculos só deixam ainda mais vitoriosos os momentos de conquistas. Os sul africanos mantiveram o foco e hoje cantam emocionados lembrando os momentos de uma batalha vencida, desta luta contra o preconceito.

 

Lidere de trás e deixe os outros acreditarem que eles estão à frente (Nelson Mandela)